Autores do Lab401

Fernando Mariano

Sua primeira foto foi aos 6 anos:  um plano diferenciado no qual aparecia a cabeça do seu avô, da sua mãe e do seu irmão… e a mãe com uma expressão brava, como de quem diz: “Enquadra direito isso aí”.

Aos 13 anos se interessou por vídeo. Era década de 1990 e pouco tempo depois descobriu que haviam cursos profissionalizantes em fotografia – os realizou ao longo das décadas de 2000 e 2010.

Ao entrar na faculdade, no final da mesma década, optou por Rádio e TV: um curso que mesclava as duas paixões – o vídeo e a fotografia. Concluiu a graduação em 2002. Àquela altura já tinha sido estagiário de edição na TV Gazeta e estagiário de produção no Jornal do SBT.  No ano seguinte iniciou a pós-graduação em Criação Visual e Multimídia, no mesmo período em que começou a trabalhar com produção de conteúdo para Internet.

Concluiu a pós no final de 2004. A última matéria da Pós foi justamente a de Fotografia, o que o gabaritou para assumir aulas no curso de Publicidade do UNIA (2005-2009).  Ainda em 2005 assumiu a produção dos ensaios fotográficos do Ultra Portal (2005-2009) e as aulas do curso de fotografia da extinta Escola Paulista de Artes. 

Professor da FAPCOM desde 2009 e coordenador dos cursos de Rádio, TV e Internet (desde 2016), Fotografia e Produção Audiovisual (desde 2021). Foi coordenador do curso de Multimídia no Liceu de Artes e Ofícios (2009-2010), e professor na Belas Artes, FAM e colégio FECAP.  Também é responsável pela TeleObjetiva.

Desenvolve em suas obras uma visão técnica e conceitual, mesclando recursos da câmera (exposição, profundidade de campo, etc..), com regras fotográficas e elementos do cotidiano. 3

 

foto: Bruno Martins Corrêa

Obras Disponíveis:

Carrinho de compras
Rolar para cima